[1991] Muchachitas

Um grande sucesso, se tornando, uma das maiores audiências da década de 90, Muchachitas marcou por trazer a luz um novo formato para as novelas juvenis e que demarcaria um estilo único para realizá-las pelas mãos de seu produtor, Emilio Larrosa.

Na história, quatro jovens completamente diferentes cruzam seus caminhos unidas pelo desejo de se converterem em artistas dentro do TAES, um centro de preparação de dança, canto e atuação. Elena (Tiaré Scanda), garota pobre e trabalhadora, namora Rodrigo (Diego Shoening), e vive com sua mãe, Esther (Laura León), uma mulher batalhadora. Letícia (Kate del Castillo), uma jovem ambiciosa que sonha ascender socialmente a qualquer preço. Monica (Cecília Tijerina), rica e mimada, namora Roger (Roberto Palazuelos), para desespero de seu pai, o milionário Guillermo (Jorge Lavat). E Isabel (Emma Laura), garota tímida, que sofre pela perda da mãe e é exímia bailarina. No caminho das quatro, há a presença do terrível Federico Cantu (Alejandro Camacho), sobrinho de Guillermo e que na sede pelo poder, fará o que for possível para destruí-las.

LasMuchachitas-02Inspirada na linha da série americana Beverly Hills 90210 (a famosa Barrados no Baile), Muchachitas mostrou histórias mais próximas da realidade dos jovens. A primeira semana da novela apresentou apenas Monica e Elena, introduzindo logo em seguida, Letícia e Isabel. Não faltaram os primeiros amores, as disputas que se estabeleceram entre elas, suas baladas, viagens,aventuras e a busca pela fama, bastante em voga naquele momento. O esquema “Quatro jovens totalmente diferentes se cruzam” ainda serviu de molde para outros sucessos do produtor, como Soñadoras e Amigas y Rivales.

As maldades de Federico, que tiveram como assinatura assassinar seus inimigos usando carrinhos de brinquedo explosivos, fizeram da interpretação de Alejandro Camacho um dos pontos altos da novela, que a certa altura, monopolizou o interesse da audiência ao lado dos conflitos das “garotas bonitas”. A novela começa já muito boa, mas fica eletrizante quando se intensifica a participação dele.

As tramas que envolviam os pais das protagonistas também tiveram muito destaque. Um dos segredos da história era que, no passado, as mães das garotas também haviam pertencido ao TAES. Esther e Verônica (July Furlong), mãe de Mônica, também haviam disputado o mesmo homem, assim como suas filhas. O elenco adulto foi muito bem representado, com destaque para as participações de Laura León e Pilar Pellicer, como Martha, a ambiciosa mãe de Federico.

LasMuchachitas-03

O elenco juvenil revelou vários nomes que despontaram na TV. Dentre as protagonistas, as que mais brilharam foram Kate del Castillo e Tiaré Scanda. A ambição de Letícia, que seduzia Federico acreditando que ele havia se casado com ela, fez sua personagem brilhar. E Tiaré Scanda fez de sua Elena uma das personagens mais carismáticas da novelas. Cecília Tijerina, boa atriz, teve a carreira interrompida para cuidar da família, e Emma Laura, ainda chegou a atuar em alguns papéis de destaque, mas dramaticamente, era a mais limitada das jovens atrizes. De todas elas, a única que realmente fez em Muchachitas sua estreia foi Kate del Castillo, mas que foi lançada com a publicidade de ser filha do grande ator Eric del Castillo.

O time de galãs reunia outros atores que viriam a fazer sucesso, como Ari Telch, Roberto Palazuelos e Sergio Sendel. Diego Shoening, que era um dos mais cobiçados do grupo Timbiriche, foi aqui um dos protagonistas, e novamente, alvo de disputas entre as garotas.LasMuchachitas-04Com o esticamento da novela,  que chegou aos 200 capítulos (numa época onde as novelas eram muito mais curtas), dois movimentos importantes no elenco aconteceram: July Furlong pediu para sair e foi substituída por Tina Romero no papel de Verônica, que marcou a nova fase da personagem – já viúva. E o elenco jovem foi incrementado com novos personagens: Hector Soberón foi Victor, novo pretendente de Isabel; Charlie Massó, como Mauricio, um policial que perseguia Federico, e por quem Elena se apaixonava; e novas garotas, Lorena Herrera (irmã da noiva de Federico), Itati Cantoral (a nova namorada de Roger), Yolanda Ventura (uma garota pobre e batalhadora também) e Tere Salinas (essa última, vivendo Paola, que foi a mais sem função delas – e a atriz bastante inexpressiva).

Na reta final da novela, algo inusitado aconteceu: Tiaré Scanda se ausentou das gravações por razões de doença, e em represália, Emilio Larrosa retirou da novela. Como? A deixou em coma após um conflito com Federico. Foi nesse ínterim que as novas garotas acabaram tendo sua participação ampliada. Numa reta final marcante, Federico sofre um atentado e recebe vários tiros, e o público fica na dúvida qual das garotas foi a responsável. Todas são suspeitas e vão presas, e assumem mutuamente a culpa, para defender a outra. O mais curioso é que Paola, que mal conhecia as outras, também assume a culpa pelo atentado (!!!). Ao final, revela-se que foi Letícia.

O final de Federico, enterrado vivo, marcou a dramaturgia mexicana. A cena final mostra Elena acordando do coma.

LasMuchachitas-01Em 2007, o próprio Emilio Larrosa, atendendo um pedido da emissora, produziu uma nova versão, batizada de Muchachitas como Tu. Gabriela Carrillo, Ariadne Díaz, Begoña Narvaez e Gloria Sierra viveram Elena, Letícia, Isabel e Mônica. A novela foi um fracasso retumbante de audiência, mas curiosamente, Gabriela Carrillo e Ariadne Díaz foram as únicas a ter uma carreira significativa dentro da TV, bem como aconteceu com Tiaré Scanda e Kate del Castillo, que viveram as mesmas personagens. Laura León também participou da nova versão, mas como Carmen, a dona da escola. Fabián Robles viveu o novo Federico.

Um grande sucesso, Muchachitas foi uma história cheia de energia e reviravoltas que tornaram a novela um fenômeno de repercussão.

Confiram abaixo um vídeo que eu mesmo fiz com o elenco da novela!

6 comentários sobre “[1991] Muchachitas

  1. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    No SBT, impossível acho! rs
    Mas a novela é realmente maravilhosa!

  2. Lucas

    Classiquíssima! Acho até que vou procurar umas cenas no Youtube. O mais curioso em 2014, é ver estes atores tão jovens, em especial o Sergio Sendel sem o bigodão hehehe!

  3. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Bom, o Roberto Palazuelos é um que até hoje faz papel de meninão nas novelas!

  4. Felipe Rodriguez

    Tenho muitas curiosidades de ver essa novela, principalmente porque a sinopse me chamou bastante a atenção e o elenco é ótimo, “Muchachitas” sem dúvidas foi uma das melhores e mais exitosas tramas juvenis que a Televisa já produziu, cheia de cenas marcantes e reviravoltas!

  5. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Muchachitas é deliciosa, vale muito a pena ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *