[2012] Por Ella Soy Eva

A volta de Rosy Ocampo ao horário das comédias foi vista com muita desconfiança, já que La Fea Más Bella não foi nenhuma joia (apesar do sucesso), e Las Tontas no van al Cielo havia sido um desastre. Ambas com Jaime Camil, e o horário já desgastado. Eis que Rosy Ocampo anuncia que sua nova comédia seria outra história colombiana e novamente com Jaime Camil… E, contrariando expectativas, Por Ella Soy Eva resultou uma grata surpresa!

Na trama, Juan Carlos (Jaime Camil) é um machista conquistador que se aproxima de Helena (Lucero), visando roubar a ideia de um projeto importante no ramo do turismo. Mas, no meio do caminho, ele se apaixona por Helena e tenta desistir da trapaça, mas é tarde demais. Seu rival no Grupo Imperio, Plutarco (Marcelo Córdoba) o acusa de uma fraude milionária, o que obriga Juan Carlos a se passar por morto para provar sua inocência. Apesar de devastada, Helena é contratada pelo Grupo Imperio, onde despertará a paixão de Plutarco. E, para ficar próximo da amada, Juan Carlos contará com a ajuda de Mimi (Patricia Navidad), para se transformar em Eva Maria León Jaramillo viúva de Zuluaga, ou simplesmente Eva: a secretária mais eficiente e atrapalhada do universo.

EVA-06-fotoO tema não era novidade. O cinema já produziu histórias parecidas, como em Tootsie ou Uma Babá Quase Perfeita. Rosy Ocampo foi buscar a história na Colômbia, onde a novela se chamou En los Tacones de Eva. Foi apostando na graça de ter um homem grande e forte travestido de mulher, e que conseguia enganar a todos, que a novela caiu nas graças da audiência, se transformando em um sucesso. Depois de uma boa estreia, mas um primeiro mês com audiência cambaleante (talvez pelo excesso de capítulos onde Juan Carlos se faz passar por um argentino), a aparição de Eva foi o ponto de partida para que o público visse a novela com outros olhos, agora curiosos, em relação a interpretação de Jaime Camil, que não caiu no vulgar e transmitiu carisma e simpatia ao personagem.

O grande mérito da novela foi não se prolongar em situações desnecessárias, e acabar exatamente onde deveria acabar, sem os famosos esticamentos, que geralmente fazem a audiência cair e perdem o sentido da história. A revelação da identidade de Eva foi mantida até praticamente os últimos capítulos, fazendo com que a novela tivesse uma excelente reta final.

O interessante foi que a empresa apesar de ser o principal cenário, não era onde acontecia TUDO na novela como em La Fea Más Bella.

EVA-02-fotoAlém disso, o tema principal de Por Ella Soy Eva – o machismo – não foi tão impiedosamente tratado através dos clichês. É bem verdade que no início da novela TODOS os homens são vistos como canalhas conquistadores e opressores das mulheres. Mas o decorrer da novela abrandou esse discurso tão duro dado às tramas, gerando um equilíbrio.

Jaime Camil foi o grande nome da novela. É bem verdade que no primeiro mês, sua interpretação como um argentino que tenta conquistar Helena foi monótona e exagerada, destoando do tom da novela. Mas com a entrada de Eva, ele deitou e rolou, conquistando a preferência do público.

Lucero, apesar de não estar no seu melhor papel, fez de sua Helena uma personagem de carne e osso, conseguindo que a personagem fugisse de ser a mera “namorada do galã”. Porém, juntos, ela e Jaime Camil não projetaram a química necessária como o casal protagonista.

EVA-03-fotoAs maldades também brilharam com a presença de Marcelo Córdoba, que fez de seu vilão um charme a parte. Bem como Mariana Seoane, com sua Rebeca, meio víbora, mas também vítima das canalhices masculinas.

Jesus Uchoa e Patricia Navidad se destacaram como Adriano e Mimi, que terminam apaixonados, apesar dele só ter olhos para Eva. E Mimi, mais um doce trabalho de Patricia Navidad como uma boa amiga, sempre simpática e prestativa.

Merece atenção também a participação de Helena Rojo como Eugenia Mistral, uma grande atriz do passado, hoje tida como louca, mas que na verdade, estava mais lúcida do que todos pensavam. Apesar do papel não ser do mesmo tamanho de seus trabalhos anteriores, ainda assim Helena brilhou com toda sua elegância.

Outras interpretações: Christina Pastor, como Antonia, a esposa gordinha de Plutarco (a atriz há anos aparecia em novelas, mas nunca teve esse destaque); Tiaré Scanda como Marcela (mostrando como as vezes a mulher é mais brilhante que o marido, mas não consegue mostrar); Ferdinando Valencia como Renato (o filho bastardo do pai de Juan Carlos, gay enrustido, que sofria na empresa extremamente machista).

EVA-05-fotoO primeiro capítulo mostra várias atrizes consagradas interpretando ex-amantes que visitam o túmulo de Juan Carlos. Entre elas: Cynthia Klitbo, Lourdes Munguía, Alessandra Rosaldo, Andrea Torre, etc.

Aracely Arámbula havia sido sondada para uma participação na novela, mas terminou não acertando e saindo da emissora. Martha Julia fez seu papel.

Uma grande mal estar nos bastidores foi gerado a partir de rumores que diziam que Patricia Navidad havia reclamado a produção do trato recebido por Lucero e Mariana Seoane. Mas, como sempre acontece nesse tipo de situação, tudo foi desmentido.

EVA-04-fotoCuriosidade: Pela terceira ocasião, Carlos Bracho e Jaime Camil viveram pai e filho. As outras foram em Mujer de Madera e La Fea Más Bella. Outro fato curioso: Jaime Camil viveria (assim como em La Fea Más Bella) um personagem que na versão original foi vivido pelo ator Jorge Enrique Abello.

A trilha sonora da novela foi muito bem pensada, com vários temas cantados por Jaime Camil, Lucero e Mariana Seoane. O tema de abertura, porém, foi o melhor. Lástima que a abertura não tenha acompanhado…

Com Por Ella Soy Eva, Rosy Ocampo mostrou que ainda sabia fazer as pessoas rirem. Não foi um estouro de audiência, mas mostrou que o melhor caminho para se contar uma história é fazê-la durar o que ela deve durar, nem mais nem menos!

Confira um vídeo com o elenco da novela!

15 thoughts on “[2012] Por Ella Soy Eva

  1. Rodrigo

    Muito bom seu blog. Esperando por novelas da Princesa Belinda ♥

  2. Luccas

    Concordo com tudo… Principalmente com o que disse do Juan se fazendo de Argentino, abandonei a novela nessa parte, alguns dias vi alguns trechos dele já como Eva e curti, mas aquele começo foi muito ruim MESMO. Fiquei morrendo de dó da Helena e parei de ver.

  3. Thiago Fernandes Post author

    Sim, continue assistindo! Garanto que a tendência é melhorar!

  4. Thiago Fernandes Post author

    Sim, é um ator que por anos foi parte da TV Azteca e teve sucesso na Televisa desde 2010 quando atuou na novela “Para Volver a Amar”

  5. Karina Consuelo

    Amo essa novela esta passando no sbt todas AS TARDES, eu paro tudo que estou fazendo para assistir, amoooo de paixao Por ela sou Eva.

  6. Carlane Fonseca de Moura

    Sou brasileira mas nunca tinha assistido uma novela tão boa e divertida em falar do amor e do perdão de uma forma tão simples. Amei Por ela sou Eva foi uma pena ter conseguido assistir quando já havia começado a ser exibida aqui no Brasil pois me encontrava fora do país e gostaria muito de poder assistir outras novelas exibidas pelo sbt que não sejam brasileiras

  7. Thiago Fernandes Post author

    Eu também achei que foi uma novela com uma lição atrás da história. Continue assistindo as novelas do SBT, ou no Youtube, se quiser ver sem cortes!

  8. Lucas

    Não terminei de ver Eva ainda. A edição do Sbt foi péssima e estou acompanhando capítulos originais, em espanhol. É uma das mais gratas surpresas que já tive! E estou curtindo Lucero e Camil como casal.

  9. Thiago Fernandes Post author

    É…Eu ainda vejo Lucero e Jaime Camil mais como amigos! Mas sim torci pela Helena e o Juan Carlos! Agora, a novela eu achei injustiçada no Brasil. Pena mesmo não ter ido bem, porque sinto que tinha frescor, novidades e uma história pra agradar!

  10. Lucas

    Se for parar pra pensar, foi bem. Teve sua repercussão, fãs cativos e inclusive, atraiu patrocínios inesperados. Quanto a audiência, não querendo justificar mas já justificando, teve tudo pra ir mal: estréia em fim de ano, substituiu uma novela rosa, foi mudada de horário e teve uma edição muito podre. Se eu ainda dependesse de Sbt, talvez tivesse desistido por menos.

  11. Thiago Fernandes Post author

    Pois é… Mas eu não me abalo se algo vai bem ou não no SBT, tô nem aí! Até porque há muito tempo deixamos de depender deles pra conferir novelas. Tem internet, DVDs, enfim, mil meios possíveis pra se ver novelas novas, não só reprises e coisas cortadas.

  12. sandra aparecida godoy

    adoro a novela por ella soy eva ela contem 166 captulos e nao so e boa como divertida lucero e lucero e ninguem mais tem varias novelas que se pode ver tem toda una dama sabor a ti valgame dios juana la virgen la viuda joven e muitas outras .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>