[2004] Apuesta por un Amor

O sucesso de seu trabalho encorajou Angelli Nesma Medina a seguir com remakes estrangeiros para o horário das 20h, e novamente emplacou um sucesso, com a novela que marcou o retorno de Patricia Manterola: Apuesta Por un Amor

Na história, original de Bernardo Romero Pereiro, Júlia Montaño (Patricia Manterola) é uma mulher do campo bastante rude e pouco feminina que vive no povoado de San Gaspar. Sua vida é cuidar da fazenda do pai, Don Júlio (Jorge Vargas). As coisas mudam quando Don Julio decide se casar com Cassandra (Alejandra Ávalos), mulher interesseira a quem Júlia detesta. Na Cidade do México, na casa de Cassandra, realizam-se rodadas de pôquer onde o mais habilidoso é Gabriel Durán (Juan Soler), um homem de espírito livre, por quem Cassandra é apaixonada. Nessas jogatinas, Gabriel ganha a fazenda de Don Inácio (Arsenio Campos), pai de Francisco (Roberto Palazuelos), o pretendente de Júlia. Em viagem a San Gaspar, Gabriel conhece Júlia e a atração imediata entre os dois será o começo de uma história de amor e ódio entre eles.

APUESTA-01A trama original chamava-se La Potra Zaina, havia sido produzida na Colômbia em 1993, e trazia como protagonistas Aura Cristina Geithner e Miguel Varoni. Apesar de não ter relação entre si, a novela trazia alguns traços em comum com Niña Amada Mía, um grande sucesso de Angelli Nesma em 2003. Protagonistas fortes, a vida no campo, provavelmente foram elementos que reforçaram a ideia de Angelli em “apostar” nesta trama.

A novela começou com elementos atrativos e que geralmente fazem sucesso: uma atração irresistível, mas turbulenta entre os protagonistas. Triângulos amorosos, um deles, do galã com a madrasta da protagonista, assassinatos, estupros, sensualidade, etc. A novela tinha potencial: Gabriel Durán era um protagonista carismático, a própria Júlia (mesmo vivida por Patricia Manterola – geralmente criticada por sua performance como atriz – era uma protagonista que segurava a novela), Eva (Mónika Sanchez) era uma personagem bem explorada, com carisma e senso de humor para ser um triângulo amoroso interessante, e Cassandra cumpria seu papel de vilã.

APUESTA-04Mas o sucesso não veio logo de cara. No começo da novela, a adaptação estava a cargo de Gabriela Ortigoza, e a novela carecia de mais ritmo. A vida no campo provavelmente ainda era mostrada sob uma ótica muito masculina. Além disso, um dos personagens principais, Francisco, vivido por um ator ruim como Roberto Palazuelos, destoava do resto da trama. Além disso, o personagem não tinha força, não era um rival a altura de Gabriel para Júlia, e a novela patinou na audiência.

Ximena Suárez havia acabado de triunfar na adaptação de Rubi, e foi chamada para reforçar o time. Sua escalação provocou uma ruptura na relação de trabalho de Angelli Nesma com Gabriela Ortigoza, que por anos, era sua adaptadora em inúmeros trabalhos (Camila, Por Tu Amor, Niña Amada Mía).

APUESTA-02Mas a entrada de Ximena Suárez foi o que alinhavou a história, já passados cerca de dois meses de novela. Algumas coisas foram mudadas para recuperar o público. Francisco foi deslocado para uma trama secundária, onde acabou se encontrando ao formar par com Eva. Júlia e Gabriel se casaram, trazendo a tona os conflitos mais interessantes da novela, já que Júlia só se casara porque seu pai perdera tudo em apostas para Gabriel. E Álvaro (Fabián Robles), irmão bêbado e vagabundo da protagonista, ganhou o posto de principal vilão da trama. Aliás, ele, junto aos outros vilões, movimentaram a novela de tal forma que a novela tornou-se imperdível.

A novela não apenas ganhou um novo ritmo como viu sua audiência crescer incrivelmente. A direção também foi trocada, Alfredo Gurrola cedeu espaço a Benjamin Cann (também vindo de Rubi) e a novela acabou tendo um elenco destacado, que já tinha bons papéis.

APUESTA-03

Muito criticada, Patricia Manterola defendeu bem sua Júlia. Apesar de ser vista como uma mulher sem vaidade e dura, não raro Júlia aparecia em roupas justas, de umbigo de fora. Mas, é assim que o público gosta de ver suas protagonistas. A nova etapa da trama transformou Júlia numa protagonista mais tradicional, com mais lágrimas, mas ela seguiu com temperamento forte. Dizem que a primeira escalada para ser Júlia era Mayrin Villanueva, mas que Patricia Manterola moveu influências dentro da emissora para que lhe dessem uma novela. Ela havia sido preterida ao papel de Rubi, no mesmo ano.

Juan Soler foi um dos que mais brilhou. O ator já declarou que Gabriel Durán em Apuesta Por un Amor foi um de seus personagens favoritos. Principalmente porque não era o galã sério e engomadinho. Era um homem de verdade, divertido, engraçado e leve. Tão excêntrico que uma das cenas mais marcantes da novela, Gabriel para provar que não queria roubar a fazenda da família de Francisco, a incendeia diante de Júlia (!!!). Sim, só em novela acontecem coisas como essa…

APUESTA-06Fabián Robles vinha ganhando bons papéis, mas aqui ele subiu de nível. Tomou as vilanias da novelas em suas mãos e fez um vilão bastante controverso. Estuprador, viciado em jogo, em bebida, e rendeu a seu ator uma performance excelente.

Eric del Castillo começou com um papel que muitos consideraram pequeno, principalmente após Niña Amada Mía. Chepe Estrada era um sábio bêbado local que vivia perambulando e era amigo de Júlia. Mas o carisma do ator nunca passam em branco e Eric novamente brilhou.

Mónika Sanchez foi um indiscutível destaque. Sua Eva jamais caiu no lugar comum. Prostituta, era apaixonada por Francisco, depois por Gabriel. Formou uma excelente dupla com Alfonso Iturralde, que vivia o professor Homero, apaixonado por Júlia. Um homem polido, ambos queriam separar Júlia e Gabriel, mas terminaram apaixonados. Porém, a morte cercava todos que Eva amava, e ela perdeu tanto Francisco como o professor Homero. Mónika Sanchez teve aqui um dos melhores papéis de sua carreira. Construído com sensibilidade, carisma e beleza da atriz, que geralmente, fazia só megeras.

APUESTA-09O começo da novela teve participações fortes de José Maria Torre e Francesca Guillén. Essa última foi Matilde, jovem inocente estuprada por Álvaro que se suicidava. Já a segunda metade, revelou o talento de Carmen Becerra como uma divertida vilã, Nadia.

Os destaques negativos são Roberto Palazuelos, como já citado, num papel grande, acima da sua capacidade como ator, e Alejandra Ávalos, mais uma vez, exagerada com caras e bocas como Cassandra. Seu personagem saía da novela – inclusive na original, meses antes do final. Esse fato desencandeou fortes rumores de que a atriz estaria brigada com Patricia Manterola por questões que envolviam até os camarins da produção! O visual da atriz chamou a atenção, com as pontas do cabelo cor-de-rosa.

APUESTA-07Algumas cenas marcaram a novela: o casamento de Júlia e Gabriel, onde ela surge completamente embriagada para a cerimônia, a revelação da verdadeira paternidade de Júlia, o suicídio de Matilde, o “repente” de Júlia (ela chegava para se declarar a Gabriel, e o encontrava com Eva, e para se desquitar, recitava versos enquanto bebia tequila), a morte de Júlio, entre outras.

Apuesta Por un Amor foi prova viva que existe solução para produtos que começam mal. Mexe-se aqui, conserta-se ali, e surge mais um sucesso!

Confira abaixo um vídeo com o elenco da novela:

10 comentários sobre “[2004] Apuesta por un Amor

  1. Luccas Villela

    AMO AMO AMO essa novela. Não me lembro se foi a por ela ou um pouco antes dela que eu me tornei fã da Paty Manterola. Inclusive, assintindo uns capítulos de Gente Bien e Acapulco Cuerpo Y Alma. Não entendo pq a julgam como má atriz, para mim, é excelente tanto como atriz, como cantora. Pena que parece que tenha abandonado um pouco a carreira depois da participação em Destilando Amor.

    Gosto muito também da Ale Ávalos, mas é inegável que a atuação ali ficou meio caricata, exagerada, mas gostei, rss… Agora o Palazuelos, realmente, nesse personagem esteve muito ruim, era óbvio que ele não tinha chance alguma com a Julia.

    Julia, la potra, como era chamada, era uma mulher MEGA forte, as brigas com Gabriel eram verdadeiras GUERRAS. Sensacional demais. Uma novela inesquecível para mim, infelizmente só vi o resumo por DVD, queria ter visto capítulo por capítulo.

  2. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Eu acho que existe um canal no Youtube que disponibiliza a novela completa! É uma novela crescente, começa agradável e vai melhorando, melhorando, melhorando…

  3. Lucas

    Eu vi em dvd e adorei essa novela! Realmente, começa devagar, com Gabriela Ortigoza e seu jeitinho mediano de escrever. Sorte que mexeram, e bastante. A novela fica imperdível, tem momentos maravilhosos e La Mariposa rouba a cena!

  4. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Eu também acho que foi um dos melhores trabalhos da Mónika Sanchez, curiosamente não era de vilã – sua especialidade.

  5. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Mónika Sanchez é com certeza um dos destaques de Apuesta Por un Amor, é impossível não se apaixonar por “La Mariposa”, tão bem defendida por ela na história!

  6. Kleber

    Outra atriz que sempre gostei de seus trabalhos foi a Lorena Enriquez !! Acho a beleza dela tão natural…

  7. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Ela faz várias novelas da Angelli Nesma: Apuesta por un Amor, Un Gancho al corazón, Llena de Amor, etc.

  8. Diogo

    novela mto boa…de trama que vai crescendo…até ficar imperdível…só acho os cenários das fazendas meio fakes…vc percebe claramente que é um cenário…muito se falou na época que a patricia manterola foi uma imposição e que a Angelli Nesma queria a Mayrin Villanueva…olha, Patrícia Manterola não é uma grande atriz…mas Mayrin é opaca demais como protagonista

  9. Leandro Moura

    Essa novela me chamou a atenção desde o começo, por ter dois elementos que sempre me atraem em novelas: trama rural e protagonista forte e masculinizada. Infelizmente, eu só pude ver algumas cenas avulsas, e mesmo assim, todas da 2ª fase da novela, em que a Júlia já está casada com o Gabriel e sofre o drama de ter seu filho sequestrado (ou algo do tipo, não me lembro bem).
    Mónica Sanchéz realmente arrasou como Eva. Impossível não se emocionar com o drama dela. Fabián Robles tbm figurou mto bem como vilão, apesar de gostar mais quando ele interpreta bonzinhos.
    Por um tempo, cheguei a torcer para que a novela passasse no Brasil, mas como o SBT só passa novelas com elenco de peso, infelizmente Apuesta não teve chance! Espero ainda poder assisti-la completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *