[2009] Sortilegio

Após cinco anos dedicada às novelas de época, com Sortilegio, Carla Estrada apresentou uma novela mais modesta, mas não por isso inferior. E fez algo notável: ao usar como base um original já gasto, apresentou uma novela praticamente original.

Na trama, Maria José Samaniego (Jacqueline Bracamontes) é uma jovem inocente que está apaixonada por Bruno (David Zepeda). Eles se casam, mas ela não imagina que ele usou o nome de seu irmão, Alejandro Lombardo (William Levy). Tudo não passa de um plano diabólico de Bruno: ele trama um acidente onde Alejandro deve morrer, para que Maria José seja sua única herdeira. Ao tomar a notícia, Maria José fica arrasada e conhece a família do “marido”. E logo se depara com duas surpresas: Bruno revela sua verdadeira identidade, e Alejandro está vivo, e acreditando estar com amnésia, não reconhece sua suposta esposa. Chantageada por Bruno, Maria José se vê obrigada a participar da farsa. O que nem ela, nem Alejandro esperavam, era que uma atração irresistível surgisse entre os dois.

SORTILEGIO-01Em 1985, Maria Zarattini escreveu esta mesma história como Tú o Nadie, sob a produção de Ernesto Alonso e foi um grande sucesso, tendo como protagonistas Lucía Mendez e Andrés Garcia. Dez anos mais tarde, o produtor José Alberto Castro readaptou a mesma trama, com adaptação de Eric Vonn, como Acapulco Cuerpo y Alma, com Patricia Manterola e Saúl Lizaso. E quando veio a notícia de que seria essa novela, novamente escrita por sua autora original, que Carla Estrada faria, ficou aquela decepção no ar. Talvez pelo argumento já tão explorado e tão frágil. Mas o que se viu foi uma adaptação vigorosa. Maria Zarattini “queimou” sua trama original em poucas semanas de novela, e o que se viu a seguir foi uma novela com novidades, condizente, quase inédita.

Já Carla Estrada vinha do grande fracasso de Pasión (2007) e precisava se reciclar. Manteve a parceria com Zarattini, e escolheu uma novela solar, sensual e dinânima, bem distante das pesadas tramas de época. Um elenco muito atraente repleto de corpos sarados foi um chamariz a mais pra história. Sortilegio não chegou a ser um grande sucesso, mas esteve bem longe do fracasso.

SORTILEGIO-02Apesar de não ter a majestosa produção de época dos seus trabalhos anteriores, Carla Estrada soube se reinventar trazendo uma linguagem dinâmica a história, com muitas sequencias de ação, câmeras de mão, planos sequências, etc.

Grande repercussão teve a sensualidade que imperou na condução da história. Essa marca de Maria Zarattini também foi parte das versões anteriores, mas aqui, com a TV mais aberta, atingiram seu ápice: Jacqueline Bracamontes e William Levy protagonizaram ardentes cenas de sexo (com direito ao dorso nu do galã cubano). Dividiu opiniões, mas com certeza, deu o que falar.

Um dos grandes méritos da novela foi reunir um casal jovem e bonito com uma química impressionante e que sim, aproveitaram cenas de sexo (mas sem vulgaridade) para chamar a atenção, junto a uma trama dinâmica que fez brilhar um vilão obcecado por destruir o casal de protagonistas, soma-se a isso a um envolvente thriller de suspense que correu em paralelo à história de amor.

SORTILEGIO-04Um dos pontos contraditórios da história diz respeito às motivações de Bruno para odiar seu irmão, Alex. No passado, Victoria (Daniela Romo) está casada com Samuel (Alejandro Tommasi), mas apaixonada por Antonio Lombardo (Fernando Allende, repleto de plásticas), que está casado com Adriana (Felicia Mercado, que deve ter duas cenas no máximo). Antonio e Adriana são pais de Alejandro. Enquanto isso, Victoria tem dois filhos de Antonio, Bruno e Raquel (Chantal Andere), mas os faz passar por filhos de Samuel. Quando ficam viúvos, porém, Victoria e Antonio se unem, mas Bruno e Raquel seguem acreditando serem filhos de Samuel, razão pela qual se sentem preteridos na herança de Antonio quando este morre! Mas que razão ela tem pra ocultar a verdadeira identidade do pai dos filhos estando casada com o mesmo? O mais curioso é que isso não existia nas versões anteriores da trama. De fato, só o protagonista era um Lombardo (o sobrenome era o mesmo usado em Tú o Nadie).

Logo de cara, descobrimos que a mãe de Maria José abandonou a família e fugiu com uma menina. É quando surge Elena (Azela Robinson), uma mulher perigosa, casada com o sinistro Dr. Krueger (Otto Sirgo). Então, o público tem uma surpresa: Maria José tem uma irmã gêmea, Sandra (Jacqueline Bracamontes), esta, desaparecida e com vários problemas com envolvimento com drogas – e que morre após uma overdose. Num plano arquitetado pelos vilões, Maria José é drogada com alucinógenos que a fazem perder a memória. Como o interesse de Elena é herdar a fortuna de Porfírio (Aaron Hernán), que tem adoração por Sandra, eles fazem com que Maria José se passe por Sandra. Alejandro a encontra sem memória, e terá que reconquistá-la outra vez.

SORTILEGIO-06Se por um lado Bruno foi um vilão incrível, esperto, diabólico e perverso, o mesmo não podemos dizer de Maura (Ana Brenda Contreras), ex-namorada de Alex e disposta a reconquistá-lo – e que era um personagem importante nas versões anteriores. Sempre apagada na novela, sua única relevância foi ajudar a sequestrar Maria José na reta final.

Pesou mais o papel de Raquel como antagonista. E aliás, esse era mais um núcleo repleto de polêmicas. Alcóolatra, era casada com Roberto (Marcelo Córdoba). Só que, insatisfeita com seu casamento, mantém um caso extraconjugal com o gigolô Ulises (Julián Gil, excessivamente oxigenado). Acontece que Ulises era uma cafajeste que também se envolvia com Roberto, o marido de Raquel! Sim, ele era bissexual. O que não ficou totalmente claro era se Ulises também era bissexual, gay ou apenas interesseiro: além de Raquel e Ulises, ele também se envolvia com Sandra.

SORTILEGIO-03Não houve beijo gay, mas não faltaram cenas de cama ou onde o assunto era tratado de forma adulta e clara. Lógico que abordar esse tema faz parte do público – mais conservador – torcer o nariz, dizer que “não era necessário” ou simplesmente não assistir a novela, mas foi um avanço importante para romper com o paradigma de que as novelas mexicanas são sempre iguais ou são apenas contos de fadas.

Outra trama inédita para esta versão foi o envolvimento da matriarca dos Lombardo, Victoria, com um homem mais novo, Fernando (Gabriel Soto), o melhor amigo de Alejandro. O tema foi tratado com todos os clichês do mundo: a impossibilidade dela se envolver com ele por vergonha dos filhos até a achar que isso seria ruim para Fernando, mas óbvio que no final, tudo é resolvido e os dois ficam juntos. Na tentativa de mudar o visual de Daniela Romo, a colocaram com uma peruca que não favoreceu seu visual.

Algumas cenas marcantes: a briga de Alex e Bruno que rolam pela escada (e Bruno usa apenas uma cueca amarela!); o resgate de Alex e Fernando numa ilha perdida, o confronto final de Alex e Bruno que termina com a morte deste último, entre outras.

SORTILEGIO-07

Sortilegio deu, pela primeira vez, a oportunidade para Jacqueline Bracamontes e William Levy de protagonizarem uma novela no horário estelar. Ela esteve mais segura e convincente com uma heroína plana, e surpreendeu ao viver Sandra, a irmã gêmea problemática. A participação de Sandra durou pouco a pedido de Salvador Mejía, que iria também trazer uma trama de gêmeas na sequência – o remake de Corazón Salvaje. Já William Levy teve aqui sua melhor atuação em novelas – muito  disso pela participação sempre competente de Mónica Miguel na direção de elenco. Alejandro era um herói que fugia do perfil idealizado, embora fosse justo, nobre…e com um físico bastante explorado. Um casal que – conforme já foi dito – ganhou a preferência do telespectador e gerou rumores sobre um possível romance fora das telas.

Grande destaque obteve David Zepeda. Ele havia começado sua carreira da TV Azteca e participado com êxito da produção da Venevisión Acorralada (2007), onde curiosamente também era irmão de William Levy. Sortilegio marcou sua estreia na Televisa, e contrariando a expectativa de que passaria em branco, seu Bruno Albeniz foi um vilão atraente, e David ganhou expressivo e merecido reconhecimento por esse trabalho.

Daniela Romo sempre se destaca e aqui não foi diferente. Sua sensível e romântica Victoria conseguiu ser um diferencial na carreira da atriz, sempre com papéis fortes. Chantal Andere, mesmo com um perfil já mais que conhecido como vilã, se destacou com o lado alcóolatra da personagem Raquel. Gabriel Soto teve uma atuação mais contida como Fernando, e saiu-se bem. O personagem tornou-se querido pelo público, só foi um contraste com seu visual cheio de luzes no cabelo.

SORTILEGIO-05A jovem atriz Wendy González foi uma promissora revelação como Paula, a ambígua e ambiciosa irmã de Maria José. E Marcelo Córdoba teve mais uma oportunidade de mostrar sua versatilidade como o bissexual Roberto. Azela Robinson, sempre competente, fez de Elena mais uma boa personagem na sua galeria de vilãs.

Daniela Luján, célebre por sua participação em novelas infantis, voltava às telenovelas, mas num papel pequeno. Era Lisette, a irmã de Maura. Acaba tendo câncer no decorrer da novela, mas não teve tanto destaque. Até porque até Ana Brenda Contreras que deveria ser a vilã da novela, acabou sem oportunidade alguma de se destacar. O papel era fraco, sem graça e sem importância. Julián Gil foi o destaque negativo, com seu exagerado Ulises, inclusive na atuação.

SORTILEGIO-08Destaque para o retumbante tema musical de abertura, cantado pelo quarteto II Divo. A abertura da novela mostrava um plano sequencia que percorria a casa Lombardo e terminava com uma bonita cena na praia.

Após Sortilegio, Carla Estrada decidiu fazer uma pausa na sua carreira como produtora de telenovelas para dedicar a produção de programas de variedades. É uma pena, Sortilegio embora não teve o brilho dos grandes momentos de Carla, foi uma boa novela, quente e ardente.

Confira abaixo um vídeo com o elenco da novela!

48 comentários sobre “[2009] Sortilegio

  1. Kleber

    E já estamos no aguardo de sua chegada ao Brasil. Incrível como a Carla estrada traz esses grandes nomes para suas aberturas…

    A novela me parece interessante

  2. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Carla Estrada dificilmente brinca em serviço. Seja nos sucessos, ou nos fracassos, ela nunca vem pra passar batida.

  3. Lucas

    Eu torci meu nariz pra essa novela por anos, pelo fato de ser remake de algo já bem conhecido. Mas se temos elementos inéditos, um grande elenco e o selo de qualidade Carla Estrada, por que não tentar?
    Fico decepcionado de saber que a Ana Brenda não teve destaque.
    Vi Acapulco, Cuerpo y Alma em dvd e gostei. E acabo de ver o primeiro capítulo em espanhol no Youtube.
    Acho que Sortilégio valerá a pena!

  4. Lucas

    Aliás, pensando bem, o elenco nem era lá essa coisas, levando em consideração que David Zepeda, Ana Brenda e até Marcelo Córdoba, não eram ainda consentidos” pela Televisa na época. Que bom que o tempo passa e as pessoas ganham seu merecido reconhecimento!

  5. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Então, você tocou num ponto importante. HOJE o elenco de Sortilegio tá mega badalado, na época não.

  6. Sabrina Leonardo

    Hoje assisti um capitulo da novela no SBT e por já ter lido o post aqui do blog não fiquei nada perdida com a cena que assisti, já que era a cena que Maria José contava a verdade para Alex. Só com um capitulo vi que a novela vai pegar fogo, o vilão é mto bom! E a química entre Alex e Maria José é demais! A única coisa que não gostei é da forma exagerada na atuação em alguma cenas, a hora que Maria José sai correndo do quarto foi horrivel! hahahaha!

  7. Diogo

    Carla Estrada veio bem mais discreta que nas novelas anteriores…e ao meu ver…se deu mto melhor…pq a história foi melhor…e acho q as de época já estavam meio repetitivas mesmo….porém, parece uma novela de Miami…mto corpo! mas gosto bastante de Sortilegio

  8. Felipe Rodriguez

    Estou acompanhando “Sortilégio” atualmente no SBT, gostei da novela, é ágil e também bem forte, Carla Estrada soube fazer um ótimo remake do clássico de 80, praticamente criou uma trama original já que esta ficou bem diferente, o elenco é muito bom, sem falar que antes, Carla fez três novelas de época seguidas, nesta foi bem mais diferente e de certa fora deu um bom resultado.

  9. Lucia Sousa Alves

    Adorei a novela Sortilegio…meu deus o casal protagonista LINDOS, que quimica, que cenas maravilhosas, parecia vida real….tomara que os autores brasileiros façam uma adaptação da novela colocando como protagoniosta o mesmo casal de corações feridos.

  10. Luciana

    Sortilégio, é pra mim uma novela maravilhosa, cheia de atuações boa. Tanto William Levy como Jacqueline Bracamontes, eles criaram uma ótima química como casal, amei as cenas tanto de amor, como as de brigas. David Zepeta foi uma excelente vilão, a briga dele com William, eles rolando na escada foi incrível. A única coisa que me chateia é que a SBT ao reprisar a novela tem cortado as cenas tanto de sexos, como alguns diálogos. Entendo que para o horário que passa, as cenas de sexos teriam que ser cortadas, mas não precisa estragar os diálogos do resto da novela. Essa mania de resumir da SBT acaba estragando a novela pra quem nunca viu antes. Aconselho quem quiser ver a versão toda sem corte, assista antes pelo youtube, e depois se quiser, vejam pelo SBT, vocês vão notar os cortes que o SBT faz, em cenas que NÃO precisa ser cortada. Fora isso, Sortilégio é uma novela muito boa de assistir. 😀

  11. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Eu concordo com você. Ficamos felizes do SBT passar a novela, INÉDITA, e que ainda por cima, está fazendo sucesso. Mas pra quem quiser ver sem cortes, o Youtube tem a novela completa… E mesmo quem não entende espanhol, comece a assistir, que logo entenderá e assimilará o idioma.

  12. nayara

    adoro essa novela,e pricipalmente o ator que esta fazendo ela ele e muito lindo!!!bjsss e que cmtinue sendo um susseso a novela!!!!!!!

  13. nessa

    excelente texto… Aaaaaaamo a novela, a atuação e perfeita!
    e sem falar q o casal é liiido

  14. evlyn de araujo

    Para mim foi uma das melhores novelas q a Televisa exibiu nos últimos anos!!
    Produção da sempre competente Carla Estrada impecável!!
    Um elenco maravilhoso!!!
    Estou assistindo pela segunda vez,e estou amando(tirando claro,os infinitos cortes q o Sbt está fazendo)!
    Uma história já conhecida,mas q nas mãos da Carlinha,ficou parecendo nova!!
    Eu amei essa novela!!
    Os meus amados William Levy e Jackie Bracamontes fizeram um par romântico inesquecível!!Apresentaram uma química impressionante!!
    Concordo com vc,quando diz q a Ana Brenda,ficou um tanto apagada na história,mas discordo quanto ao ator argentino Julian Gil!
    O tom louro do cabelo era um charme à mais para o personagem!!E achei q ele mandou muito bem na atuação!
    Tanto q foi agraciado,na ocasião,com o prêmio de ator revelação!
    O Levy mostrou um grande amadurecimento cênico !
    Chorei muito com seu Alessandro!!
    Talvez tenha sido pela competente direção de Mônica Miguel,mas sem dúvida tbm foi pelo seu notável crescimento como ator!!
    E o q dizer do meu querido David Zapeda?!
    Simplesmente fantástico!!
    Fez de seu maquiavélico Bruno,um dos vilões mais odiados da dramaturgia mexicana!!
    Deu show de interpretação!!
    Eu já havia assistido Acorrentada(Acorralada),na qual o Zapeda era o mocinho!!E ali já tinha demonstrado todo seu potencial!!!
    Marcelo Cordoba e Chantal Andere dispensam comentários!
    Qualquer papel q dêem à eles,vão executar com maestria!
    Assim como Dani Romo e Azela Robinson!
    Q abrilhantaram essa magnífica história!!
    Gabriel Soto,me conquistou com seu Fernando!!
    Excepcional,como sempre!!
    Dani Lujan,teve um papel pequeno para sua capacidade!
    Mas fez bem o q lhe coube!
    Assim como Manuela Imaz,q deu vida a antipática e mimada Kátia,irmã do Fernando,q se ñ fosse o fato de se envolver com o Bruno,e lhe dizer tudo q descobria,teria passado em branco(Assim como passou para vc Thiago no seu texto,rsrsrsrs)!
    A atriz Wendy González,foi realmente um destaque positivo!
    Talentosa,se doou no papel da ambígua Paula!Eu gostava dela,mesmo sendo ambiciosa,dizia umas boas verdades à MJ,e assima de tudo,amava sua irmã e seu pai!!
    Enfim,uma novela espetacular,linda,q explorou o lado viril,sensual e erótico,com muita naturalidade,sem cair como vc disse, na vulgaridade!
    As constantes brigas entre o Alessandro e o Bruno,foram muito bem feitas,e a cena dos dois rolando na escada(com a famosa cueca amarela do Bruno), é memorável!Uma das melhores!!Sem dúvida,ao abordar temas como a homossexualidade,a relação entre pessoas de idades diferentes,Carla Estrada,causou uma reflexão no povo mexicano,acostumado até então,com as novelas rosas!Mesmo muitos torcendo o nariz,foi de grande importância à introdução à esses temas,para a evolução q as novelas mexicanas apresentam hoje,sete anos depois de Sortilégio ter ido ao ar!
    Eu amei essa novela,e assistiria muitas vezes mais!
    Assim como o título diz: Sortilégio,no significado mais amplo,eu literalmente fui enfeitiçada por essa história!!
    Abraços!!

  15. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Infelizmente o SBT colocou a novela de tarde, num horário onde inevitavelmente teria cortes… Mas a galera pode recorrer à internet onde existe a novela completa sem cortes!

  16. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Carla Estrada é uma das melhores produtoras (senão a melhor). Pena que não há planos concretos de uma volta dela!

  17. lainy

    Mto boa lider de audiencia ,
    Jacqueline e wilian casal perfeito eos bjos sera q ela resiste? Nossa em, gato sera q nao rola nada navda real?se rolar é bom pros dois eles sao mto gatos

  18. Alessandra

    SORTILÉGIO é uma novela MARAVILHOSA !!! A melhor que já vi. Nisso acho que a matéria não foi totalmente justa, pois parabenizo à Carla por seu trabalho excelente / maravilhoso.
    Mas meus parabéns especiais são para o ELENCO IMPECÁVEL … WILLIAM LEVY, JACQUELINE BRACAMONTES e DAVID ZEPEDA foram MARAVILHOSOS !!!!! Cenas de amor magníficas, um capítulo melhor que o outro … vontade de não parar mais de assistir. Agora não consigo achar nenhuma novela que chegue aos pés de Sortilégio. Tomara que a Carla faça outra com o mesmo elenco. MARAVILHOSA !!!!!

  19. Alessandra

    EXCELENTE NOVELA !!!!! Assistindo pela terceira vez … impossível parar de assistir. As cenas calientes são maravilhosas, as brigas impressionantes. Alex e Maria José excepcionais !!!!!

  20. nanda

    Amo o ator william levy ele é perfeito vejo tudo sobre ele sem dúvida essa novela e cuidado com o anjo foram os maiores sucessos da carreira dele na televisão mas confesso me apaixonei pelo juan Miguel São Romão. Kkkkkkk sou loquinha

  21. Day

    Adorei a novela Sortilégio, e na minha humilde opinião, foi a melhor novela mexicana que já assisti nos últimos anos. Foi uma novela muito dinâmica, com temas atuais e com um detalhe muito importante onde os mocinhos se mantiveram juntos praticamente a novela inteira, contrariando muitas que já assisti onde o casal principal só ficam juntos no final e quando se casam rssss. Também achei que foi uma novela muito humana, mostrando que todos cometem erros, metem e as vezes são injustos, não teve aquele blablabla onde a mocinha é aquela tonta, que só fica chorando, se deixa ser humilhada e outros clichês, e o mocinho não era aquele tolo, que todos enganavam. Foi uma novela incrível, viciante e sinceramente apesar de ter muitas cenas de sexo não era nada vulgares, e sim apaixonantes.
    Foi uma novela que deu muitas oportunidades, principalmente ao William Levy de mostrar seu amadurecimento, pra mim foi a melhor novela que ele já fez até agora, tanto em relação ao roteiro, que como já disse achei ótimo, quanto a sua interpretação, que melhorou muuuuuito. Ao contrário de muitos, acho que a novela Cuidado com um Anjo, está entre as novelas mais imbecis e sem nexo dos últimos tempos, e que o personagem João Miguel foi o mais irritante e estupido que o william Levy já fez, mais isso ainda não está em discussão, então deixemos para um outro post rsss

  22. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Acho que em Sortilegio, William Levy se saiu melhor que em Cuidado con el Ángel porque o papel era melhor (como você disse, o galã não tinha o papel previsível de tonto), e a direção da Monica Miguel foi parte fundamental disso. Muito embora, tanto no México quanto fora dele, a novela Cuidado con el Ángel fez bem mais sucesso, talvez justamente por ser a novela mais mastigadinha de sempre.

  23. Vanuzia Silva

    Amo a novela sortilegio, e sem falar que William levy e Jacquelini Bracamontes fizeram uma otima atuação como par romantico. Carla Estrada esta de parabéns pela produção da novela,não só ela como todo o elenco.

  24. Vilma Bonfim

    Assisto quase todas as novelas mexicanas mais sortilegio até agora esta sendo melhor de todas claro com uma dose muito grande de intrigas acho que pegou muito pesado com a maldade mais é linda quando estou em casa nao vejo quase programacao do Brasil assisto as novelas
    Parabens atores maravilhosos passaram bastante realidade adorei todos

    beijo carinhoso

  25. Matheus José

    Não tenho assistido a trama com afinco no SBT, mas tenho gostado do resultado. Mesmo você pegando parte da história, ainda sim consegue se apegar, querendo saber o que vai acontecer com os personagens e com o destino deles. Uma coisa que estou amando é como a equipe da Carla está trabalhando as externas da história, saindo do estúdio fechado e indo pro povo em muitas ocasiões. Sei lá, parece que dá uma positividade que até combina com o período da tarde em que o Sbt exibe a trama. Os números estão aí pra comprovar isso, sambando junto com a Esmeralda em audiência.
    A Carla podia voltar logo pra gente e é uma pena o projeto d “A La luz Del Angel” estar travado. Pelo amor de deus, vamos acender uma vela pra essa mulher voltar – e com trama inédita! rsrs

  26. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Eu sou super favorável de Carla Estrada voltar, mas com outro projeto. Tudo o que comentaram sobre essa “A la luz del Ángel” não me pareceu atrativo… Esse lance de história em dois tempos, funciona em filme, não em novela. Mesmo as “primeiras fases”, hoje em dia, eu considero que tem que ser como em Sortilegio, coisa de 1 capítulo, ou o mais rápido que se conseguir fazer.

  27. LUCIANA PUCCINI BELUCCI

    Escrevo este comentário com muita satisfação, pois assisto com frequência todos os tipos de programas, trabalho muito com adolescentes . E esta novela me encantou pela trama, pelos atores e pela sua qualidade que acredito, foi melhor que muitas novelas brasileiras. Estou tentando adquirí-la em DVD para trabalhar os diversos temas abordados com meus alunos.

  28. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Você pode comprar o compacto da novela em DVD, pela CD Point, Luciana! O resumo tem cerca de 14 horas.

  29. ingrid

    Olha eu amei essa novela ainda mais com o gato do Willian Levy aí a novela foi maravilhosa poderia repetir ela de novo

  30. Joana M Pereira

    Adoro novelas,mas Sortilégio foi uma das melhores novelas que assisti.O casal de protagonistas apresentaram uma quimica inigulável.Adoreiii

  31. Joana M Pereira

    casal de protagonista com uma química maravilhosa.Parabéns aos atores William Levy e Jacqueline Bracamontes

  32. jessica raquel

    Eu amei essa novela do começo ao fim ….elenco maravilloso. ..historia fantástica. . E ainda tive o enorme pazer de passar a tarde na companhia daquele deus grego william levy ♡♡♡♡ sortilégio vai fica marcado pra sempre. . Novela maravilhosa

  33. Aline

    Sortilégio… oq falar dessa novela perfeita q não consigo parar de revela várias vezes, como muitos falaram essa trama e viciante e os atores excepcionais, lindos… o destaque principal foi jacqueline bracamontes e Willian levy q executaram muito bem seu papel uma Química jamais vista em um casal, cenas fortes, e tão reais q jamais serão esquecidas… parabéns a td o elenco mais principalmente p Carla Estrada e o casal maravilhoso q me encantou jacqueline bracamontes e Willian levy… realmente nunca vi novela mais bem feita q essa… espero q em breve volte as telinhas do sbt aguardo ansiosa… Grande beijo

  34. IGNEZ MONREAL

    Amei essa novela foi a melhor q assisti até hoje, até comprei o DVD completo e já assisti várias vezes e não enjoei , a história e os atores são maravilhosos em especial Alessandro, meu Deus q homem perfeito, na vida real não existi igual.

  35. IGNEZ MONREAL

    Sortilégio, me apaixonei por essa novela nunca assisti uma novela assim parabéns
    E o q mais me encantou foi o ator Willian Levy meu Deus q homem maravilhoso a Jaqueline q se de bem de trabalhar com esse gato
    Perfeito é sem dúvida o homem q qualquer mulher queria.

  36. debora

    Realmente Carla Estrada esta fe Parabéns, sortilégio foi a melhor novela que ja assisti, Jack e William trabalharam muito bem, formaram um casal mais que perfeito

  37. ana cristina

    sortilegio é verdadeiramente um sortilegio, espero ver jackita e Levy juntos em outra produção.

  38. Leandro Moura

    Comecei a assistir semana passada e fiquei imediatamente cativado por essa novela! Os primeiros capítulos foram absolutamente eletrizantes, tanto que eu mal queria parar de ver e agora lendo a sua resenha, fiquei mais curioso ainda para ver o desenrolar da história.
    A única coisa que me causou estranheza foi a primeira fase da novela. Foi até bom ver Alejandro Tommasi e Daniela Romo repetindo a dobradinha de Manancial, mas eles estavam muito velhos para interpretar personagens de 25-35 anos (suponho que a idade dos personagens na 1ª fase esteja nessa faixa). Tomei até um susto na cena da morte do personagem do Alejandro Tommasi. Os atores estavam extremamente envelhecidos nessa cena, e olhe que só se passaram 6 anos! Isso sem contar em outras incoerências. Ainda bem que só durou 1 capítulo!

  39. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    O aspecto do Alejandro Tommasi com o pulo de 6 anos se justifica por ele ter morrido muito doente. Eu também gosto muito da novela, Leandro, espero que vc curta até o final!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *