[2010] Zacatillo, Un Lugar en tu Corazón

Tipos pitorescos em uma trama alegre e mirabolante, Zacatillo, Un Lugar en Tu Corazón foi uma agradável e simpática novela, mais uma amostra do talento da produtora Lucero Suárez em produzir conteúdos originais em meio a uma escassez de tramas novas.

A novela conta a história de Karla (Ingrid Martz), uma famosa cantora que deseja se retirar por um tempo da mídia. Isso atrapalha os planos de sua empresária, Miriam (Laura Zapata), que decide eliminá-la. Karla é dada por morta, mas sobrevive, e se dá conta que Miriam planejou tudo e que a vem roubando há muito tempo. Ela decide então assumir uma nova identidade, Sara, uma prima distante de Karla, e se esconder no povoado de Zacatillo – o último lugar onde fez show antes do acidente. Chegando lá, será acolhida como parte da pequena cidade, fazendo parte da vida de seus inúmeros moradores, em especial Gabriel (Jorge Aravena), a quem havia conhecido em sua época de cantora, e que não suspeita que ela seja Karla na realidade. Mas Miriam volta a Zacatillo, disposta a rodar um filme sobre a vida de Karla, ficando frente a frente com a cantora e sua nova identidade.

ZACATILLO-01Em 2000, o autor Pedro Pablo Quintanilla era roteirista na Televisa e tinha uma novela original, Sucedió en Zacatillo. O autor tratava um câncer, e antes de morrer, entregou a obra, ainda não finalizada, nas mãos da produtora Lucero Suárez. Passados dez anos, a produtora se encorajou a levar em frente o projeto. Ela e outros adaptadores deram prosseguimento ao trabalho do autor, agora sob o nome de Zacatillo, Un Lugar en tu Corazón, feito sob medida para o horário das 6 da tarde.

Zacatillo, Un Lugar en tu Corazón foi uma novela encantadora e divertida. Com uma sinopse criativa, que misturava um pouco do mundo do showbusiness com a vida bucólica de uma cidadezinha do interior, a trama se destacava ao apresentar a sinopse de um drama, mas a condução de uma comédia leve, com muitos tipos pitorescos e engraçados que compunham o panorama da cidade de Zacatillo, onde todos se conhecem, e as fofocas dão caldo para inúmeras confusões e situações cômicas.

Eram histórias igualmente interessantes, como a da primeira-dama Zorayda (Patricia Navidad), mulher deslumbrada, mas carismática e terna com todos; Carretino (Arath de la Torre), um homem machista, mas que, dentro de casa, morria de medo da esposa Tencha (Arleth Terán); Lichita (Maria Alicia Delgado) e Pepita (Beatriz Moreno), duas senhoras solteironas, a primeira amarga, a segunda romântica e sonhadora, e que conhece o stripper Alain (José Carlos Femat), e se apaixona por ele; a voluptuosa Olga (Liz Veja), que se envolve com o jovem Eli (Yago Muñoz), filho do prefeito Abundio (Hector Ortega), entre outros.

ZACATILLO-02E os rivais de Karla e Gabriel: a noiva deste, a interesseira Adriana (Carmen Becerra), bastante sonsa e mentirosa, e que é amante do rude Júlio (Alejandro Nones), mesmo a contra gosto da mãe ambiciosa Rosa (Mariana Karr); a própria mãe de Gabriel, Martha (Emilia Carranza), que estava envenenada por Adriana a ficar contra Karla/Sara; e Alejandro (Alejandro Ibarra), advogado, melhor amigo de Gabriel, mas que pouco a pouco começa a usar de recursos mentirosos para reter Karla a seu lado.

E claro, Miriam, que tinha motivações diferentes dentro da novela. É interessante como dessa vez, a principal vilã da novela não era a mãe ou a sogra dos protagonistas, e sim a empresária. Miriam decidia matar Karla, para relançar seus hits junto a um filme bombástico, que traria vários segredos mentirosos e sujos sobre o passado de Karla, e usava seu amante Fernando (Miguel Ángel Biaggio), para obter isso.

ZACATILLO-03Logo nos primeiros capítulos, Karla já é vítima de um atentado e assume a identidade de Sara, uma prima distante de Karla, que também aparecerá na novela e será vivida por Christina Pastor. Karla deseja se esconder, mas logo Miriam chega na cidade trazendo uma verdadeira comitiva para filmar a falsa história da cantora. Isso rende momentos muito divertidos dentro da história, devido a presença da atriz Vanessa (Loreli), uma tonta manipulada pela mãe carreirista Sônia (Raquel Pankowsky), e as confusões entre Miriam, o diretor de cinema Augusto (Juan Peláez) e os próprios moradores de Zacatillo, excitados com a rodagem de um filme na cidade, sobretudo Zorayda, que fora vedete no passado, e sonha em ter uma participação.

Como sempre acontece, Karla não é reconhecida, apesar da semelhança, sustentando a mentira de que é Sara com base na história da prima. E Gabriel, que se apaixonou por Karla, se confunde com a presença de Sara. Para atrapalhar os dois, Adriana faz todo tipo de armação, inventando amantes para Sara, acusando ela de roubo, entre outros. Mas, não demora muito para Miriam desmascarar Karla, e após uma briga incrível entre as duas (rolam tapas e arranhões de todos os lados), Karla reassume sua verdadeira identidade, deixando todos de boca aberta.

ZACATILLO-04

Isso acontece por volta da metade da novela e dá uma reviravolta na trama. Agora todos os mau entendidos ficam explicados. Mas acontece um problema: com a ordem de esticar a novela, todas as coisas que tornavam Zacatillo, Un Lugar en tu Corazón uma novela diferente, vão desaparecendo e dando vez aos truques mais tradicionais e batidos das novelas. Adriana inventa uma gravidez para casar com Gabriel, o que o afasta de Karla, que se envolve mais com Alejandro, que vai se tornando um vilão mentiroso e manipulador fingindo estar cego para que Karla se sentisse culpada de abandoná-lo e etc. Com isso, Miriam vai perdendo funções na trama. Desmascarada, a vilã ainda ganha uma sobrevida ao se aliar a Adriana, e fazer mão do disfarce de freira para vigiar Karla, o que rende alguns bons momentos. Mas a personagem sai antes do final. E Alejandro, de bonzinho e prestativo, vira um grande vilão, capaz de tentar sequestrar Karla no último capítulo!

Nesse paralelo, vão correndo as outras tramas, como o quase casamento entre Pepita e o stripper Alain, que não se consuma; mas a personagem – super querida – ganha um novo amor, Lorenzo (Adalberto Parra); a infidelidade de Carretino com a gordinha “La Chata” (Sheyla), que causa a ruptura de seu casamento com Tencha, mas os dois voltam se unir para ficar com a herança de uma tia dele, Fredesvinda (Patricia Reyes Spindola, com uma peruca branca horrível, mas muito engraçada), e os dois ainda acabam reconciliados – para torcida do público, que também se encantou com o casal.

ZACATILLO-08A produção de Zacatillo, Un Lugar en tu Corazón foi simples, mas eficiente. A cidade foi muito bem retratada, com a sensação típica da cidadezinha do interior. Só alguns detalhes da produção deixaram a desejar. Ingrid Martz não era cantora, então sempre era dublada. Além disso, seus shows pareciam “pobres”, sem grande produção para a grande cantora que a trama sustentava que ela era. Não bastasse, ainda puseram uma peruca horrível na bela atriz nos primeiros capítulos, porque Ingrid Martz já estava com os cabelos mais escuros para viver a fase de Sara.

Esse foi um dos melhores elencos reunidos pela produtora Lucero Suárez. Já era justo que Ingrid Martz vivesse uma protagonista após anos de serviços prestados a Televisa. E não decepcionou. A atriz é doce, bonita e talentosa, e apesar de não ser um mulherão como o papel pedia, defendeu bem sua Karla. Pena que não tenha seguido protagonizando.

O galã venezuelano Jorge Aravena após intervenções muito destacadas em Las Dos Caras de Ana (2006) e Querida Enemiga (2008) – também com Lucero Suárez , finalmente ganhou um protagonista e fez jus a bem-sucedida carreira na Venezuela. O ator tem porte, talento, carisma e todo o necessário para protagonizar, mesmo não sendo mexicano.

ZACATILLO-05Sempre é um prazer ver Laura Zapata com suas exageradas vilãs. Aqui, o figurino da personagem merece destaque, que a deixou ainda mais com pinta de maquiavélica. Mesmo saindo antes do final, a atriz chamou a atenção. E ao menos aqui, foi interessante vê-la fazer seu mesmo trabalho de sempre, mas numa história que não parecia tanto como todas as que ela faz. Para não “descaracterizá-la”, não faltaram as caras e bocas, e os gritos da atriz.

Patricia Navidad e seu impressionante carisma fizeram de Zorayda uma das personagens mais queridas do telespectador. E mesmo que a personagem não tinha conflitos amorosos já que era bem casada com o prefeito da cidade, então tinha um papel de mãe e justiceira, sempre defendendo Karla dos perigos. Num período da novela, a personagem descobre estar doente, mas não fica um clima triste por conta disso.

Carmen Becerra é outra atriz do time de Lucero Suárez e habituada ao texto das novelas da produtora. Suas vilãs são tipicamente sonsas e ela faz como ninguém. Havia até um certo exagero em como todos iam acreditando nas mentiras dela – exceto Zorayda. Também no time das maldades, Alejandro Ibarra escapou de fazer o típico banana, e enveredou pra fazer um vilão.

ZACATILLO-06Arath de la Torre foi um grande destaque na novela. O personagem tosco e divertido lembrava um pouco o que o ator havia feito na infantil Alegrijes y Rebujos (2003), mas com uma trama realmente (2011), até porque a qualidade do humor era melhor – apesar de não ter feito o mesmo sucesso. Sua parceria com Arleth Terán foi um sucesso e até inesperada, porque a atriz, diferente dele, não tinha experiência com comédia. Mas tudo funcionou e os dois tiveram grande química.

Beatriz Moreno obteve aqui também um de seus melhores personagens. Pepita era cativante e seu sonho de se casar comoveu o telespectador, que também gostou da parceria com Maria Alicia Delgado, a irmã séria e racional. A novela ainda lançou o galã José Carlos Femat, que fez sucesso como o stripper Alain. Logo nos primeiros capítulos, a personagem sequestra o rapaz, que termina com pena dela, e lhe dá seu primeiro beijo na boca!

Outras curiosidades: Miguel Ángel Biaggio contracenou com a esposa, Gloria Sierra, no decorrer dos capítulos. Era mais uma aventura amorosa de Fernando. Alejandro Nones, que vivia Julio, saiu no meio da novela, porque seu personagem morreu. Ele fez parte da novela seguinte, Teresa, onde seu personagem também morreu na metade!

ZACATILLO-07A última cena da novela mostra todo o elenco da trama cantando o tema “Zacatillo”, de La Original Banda Limón, e que era tema de encerramento da trama. Um final simpático e bastante alegre, bem no clima da novela.

Zacatillo, Un Lugar en tu Corazón levantou a audiencia do horario após o fracasso de Camaleones. Não foi um sucesso retumbante, talvez pelo esticamento desnecessário que encaminhou a trama para o “mais do mesmo”, mas foi uma novela que deu certo, agradou, e conseguiu ser engraçada e divertida, e um produto original para um público ansioso por histórias realmente novas. Um acerto mais na coleção de Lucero Suárez.

Confira um vídeo com o elenco da novela!

26 comentários sobre “[2010] Zacatillo, Un Lugar en tu Corazón

  1. Daniel

    Primeira, única e última novela em que a atriz Ingrid Martz foi à protagonista depois dessa jogaram ela de volta para os papéis de destaque.

    Se fizesse como umas e outras que aceitam romances fakes com produtores até hj estaria fazendo protagonista.

  2. Daniel

    Me lembro que a Lucero Suárez queria a Ana Layevska de protagonista, mas andaram puxando o tapete dela dentro da Televisa.

  3. João Vitor N. Mendes

    Nossa, eu achei essa novela tão simpatica, muito bem feita e a historia é muito boa, original e sem clichês tipicos, apesar de um pouco fantasiosa. Realmente uma pena a Ingrid não ter continuado como protagonista, potencial ela tem. Sempre acho as novelas da Lucero bem charmosas, todas tem o DNA dela. Realmente a Zapata vai ficando sem função ao longo da novela, infelizmente foi uma novela que não a favoreceu pra nada, ela sumiu completamente e só voltou ano passado, mas considero uma de suas melhores vilãs! Eu não curto muito comedias, mas essa foi bem simples sem puchar pro pastelão, recomendo muito!

  4. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Eu também apostaria mais vezes na Ingrid Martz como protagonistas. As vezes se empenham tanto em trazer atrizes fora para protagonizar, por que não Ingrid Martz que tem carisma, talento e beleza?

  5. Daniel

    O fato do autor original ter morrido sem concluir a novela acabou prejudicando o andamento da história.

    Lucero Suárez é muito boa só que pecou em não seguir a linha do autor caindo no folhetim clichê e clássico.

  6. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Acho que, parte disso, se deve ao esticamento. Sem ter claro que rumo o autor gostaria que tudo se encaminhasse, ela prosseguiu a novela apostando no básico. Não decaiu tanto não, apenas perdeu o lance inventivo que a novela tinha no começo.

  7. Diogo

    eu curto…mas é uma novela que começa com um premissa mto boa…pra terminar sendo o mesmo de sempre…nada contra o clássico…só achei que por exemplo…o velho e manjado golpe da barriga teve um peso enorme na história…por exemplo

    quanto a ingrid martz…gosto dela…simpatizo…mas realmente faltou uma presença a mais de estrela mesmo…

    com tanta Ex-RBD na época querendo fazer novela…pq não pensaram nelas? elas eram cantoras!

    enfim…Laura Zapata…sempre excelente dentro de seu estilo!

  8. Gisele

    O pouco que vi dessa novela eu adorei. Não encontro ela na integra em lugar algum. Ela conseguiu inovar, foi original.

  9. Kleber

    Essa novela parecia que ia ter uma pegada bem diferente a começar pelos promos.. Lembro de um com a sempre eficiente, Patty Navidad ,toda espalhafatosa.

    Enfim, é mais uma novela cumpridora da Lucero Soares. Foi bem para a época.

  10. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Lembro de terem comentado inúmeras opções na época que eram cantoras e que teriam aproveitado até mais o papel, apesar da parte musical não ser tanto o foco da história.

  11. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Ela tá disponível em DVD! Vale muito a pena! O DVD é bem editado e mostra todas as tramas!

  12. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    As novelas da Lucero Suárez nunca batem recordes de audiência. Em comum, elas sempre vem depois de uma novela que foi considerada um fracasso e levantam o horário em algum momento, entregando quente pra atração seguinte. Zacatillo é uma das mais bem-sucedidas em termos de audiência da Lucero Suárez, e, na minha opinião, onde ela reuniu um elenco mais famoso, já que ela nem sempre enche seu elenco de nomes realmente conhecidos.

  13. Gisele

    Eu sempre gosto muito dos papéis da Paty Navidad. Acho ela bem melhor em papéis comicos. O papel da primeira dama Zorayda combinou com ela.

  14. Lucas

    De fato Zacatillo teve um elenco um pouco mais estelar e uma história original a seu favor. Me deu até mais vontade de ver depois de ler esta crítica!
    Acho uma pena a Ingrid ter demorado tanto pra protagonizar e quando conseguiu, ficou numa novela só. Jorge Aravena em solo mexicano, idem. Acho que um dos motivos, no caso dela, é não ter o biotipo de protagonista, o que também aconteceu com Alessandra Rosaldo e Sherlyn, que é a eterna adolescente das novelas. Pelo menos, a Ingrid tem feito papéis de destaque.

  15. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Eu também sou fã da Patricia Navidad, mas gosto dela em todo tipo de papel. Esse papel de Zorayda também tem um pouco da Mimi de Por Ella Soy Eva, de ser divertida, de ser uma boa amiga, sem ser um papel sem graça. Mas também gosto muito dos papéis dela em Cañaveral de Pasiones, El Alma No Tiene Color e El Manantial, mais dramáticos. Em Juro Que Te Amo, achei que ela tava um pouco mal escalada. Num papel que não combinava muito pra ela…

  16. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Então Lucas, eu também sou admirador de Ingrid Martz e acho que ela deveria ter tido outras oportunidades. Principalmente quando vejo atrizes que nem deveriam estar protagonizando emendando uma novela atrás da outra. Só pra dar um exemplo, em Corona de Lágrimas, Ingrid Martz teria se saído muito bem tanto no papel da África Zavalla como da Adriana Louvier. Eram papéis bem significativos, sem ser os principais. Mas a colocaram de melhor amiga da mocinha de novo em La Que No Podia Amar e achei muito injusto com ela. Curiosamente, o Jorge Aravena também fez parte do elenco da novela num papel muito aquém das possibilidades dele.

  17. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    PS: Sherlyn na minha opinião jamais deve protagonizar nada. e Alessandra Rosaldo, sem ser Amarte es mi Pecado, nunca curti em nada. hehehe

  18. Gisele

    Eu também gostei da Paty Navidad em todos papéis que ela fez, mas ps comicos são o forte dela. Concordo que em Juro que te amo não combinou com ela, mas como ela é uma ótima atriz, conseguiu fazer seu papel muito bem. Aliás, minha opinião, após ela intetpretar Alice Ferreira em La fea mas bella, ela começou a ter mais destaque do que já tinha. Espero que ela volte logo para as telenovelas.

  19. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Em breve, conforme tiver um tempinho! rs

  20. Felipe Rodriguez

    Tenho curiosidades por essa novela, mas não sabia que ela tinha sido escrita a 10 anos atrás, interessante. Incrível como as tramas de Lucero Suárez em sua maioria das vezes saem de cena com todas as suas obrigações cumpridas, mas quase nunca são 8 ou 800, “Zacatillo” teve suas vantagens, uma delas foi ser a única trama original da Televisa em 2010, o elenco é bem composto. Uma novela bem agradável de se ver, apenas não gostei muito da trama ter caído na base do folhetim clássico, esperava mais originalidade, mas como decidiram a esticar não tem saída melhor do que os clichês básicos.

  21. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Sim, no fundo, algumas novelas sempre acabam caindo nos clichês da gravidez da vilã… Aliás, gostaria de lembrar algumas novelas onde esse truque NÃO foi usado. Em Zacatillo, sim, foi! rs

  22. Lilian

    Gostaria de saber como faço para ter acesso a todos os capítulos na íntegra, alguém já postou que está disponível em DVD, mas não consigo encontrar onde.

  23. Thiago Fernandes Autor da Postagem

    Eu não sei se alguém subiu a novela completa ou tem o DVD na internet. Eu tenho o DVD físico! rs

  24. Willian

    Outras atrizes que devia ganhar um papel de protagonista são as experientes Martha Julia e Maya Mishalska

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *